terça-feira, 31 de maio de 2011

Inscrições Enem

Você que ainda não fez sua inscrição para no ENEM à hora é agora. Você que é  estudante pode se inscrever até o dia 10 de junho exclusivamente no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 reais e o pagamento da taxa leva até três dias para ser compensado pelo Banco do Brasil.
Veja o que você precisa para fazer a inscrição:
Para se cadastrar no site do Enem é preciso ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade (RG).

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso nas Férias

Arte: daVinci Comunicação

O cursinho Bicampeão em aprovação no vestibular oferece a você o Curso nas Férias Só Testes.
Matrículas Abertas.
(Informações entrar em contato: 3222-6083)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inep divulga datas e novas regras do Enem.

Haverá duas edições por ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Malvina Tuttman, durante coletiva realizada nesta tarde (18). A medida valerá a partir de 2012.
As prova desse ano serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Já o primeiro exame de 2012 será nos dias 28 e 29 de abril. Com a realização de duas provas anuais o Ministério da Educação (MEC) pretende diminuir a ocorrência de problemas durante as provas, por conta da menor concentração de estudantes. “A cada divulgação do edital do Enem, será editada uma portaria com as datas da edição seguinte”, explicou Malvina. Possivelmente o segundo exame será realizado em novembro.

Inscrições começam na próxima semana
As inscrições para o Enem 2011 começam a partir das 10h desta segunda-feira (23), exclusivamente pela internet, no site do Enem. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. As inscrições vão custar R$ 35,00. Como nas edições passadas, haverá isenção do pagamento da taxa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.
O edital com as informações e regras do Enem será publicado amanhã (19) no Diário Oficial da União (DOU). No edital será reafirmado o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas. A proibição, no entanto, será condicionada, seguindo o que já existia em anos anteriores, conforme uma manifestação oficial da Justiça.

Veja matéria completa no link: http://vestibularnopara.com.br/?p=2500

Datas das próximas edições do Enem

As datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já foram definidas. A edição 2011 acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Outra edição será realizada entre 28 e 29 de abril de 2012. O anúncio oficial confirmou assim a intenção do Ministério da Educação (MEC) em realizar duas edições do exame por ano.
Mudanças no exame devem ser confirmadas no edital que será publicado amanhã no Diário Oficial da União (DOU). Uma das medidas do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) será o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas (que seguirá algumas condições). O instituto argumenta que a dimensão do Enem, que teve 4,6 milhões de inscritos, torna inviável os pedidos de revisão ou vistas de prova.
Coletiva - Está confirmada para a tarde desta quarta-feira (18) uma coletiva à imprensa, onde o MEC dará mais informações sobre as edições do Enem.
Com informações da Agência Estado

Informação tirada do site: http://vestibularnopara.com.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

UFPA irá avaliar pedido de redução de leituras recomendadas

A possibilidade de reduzir o número de leituras recomendadas será avaliada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Na última terça-feira (10) o assunto foi debatido em sessão especial na Câmata Municipal de Belém (CMB), na presença de estudantes e representantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Em nota a UFPA informou que a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG-UFPA) irá relatar para a Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) todos os questionamentos feitos pelos alunos sobre a lista de leituras do Processo Seletivo 2012. Segundo a nota a reunião será marcada ainda este mês.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, que representou a UFPA na sessão especial, reconhece a preocupação dos estudantes com relação ao conteúdo e, por isso, irá propor à COPERPS uma revisão das 20 leituras, com a perspectiva de reduzir o número de obras indicadas.

Veja matéria completa no link: http://vestibularnopara.com.br/?p=2455

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudantes querem a unificação das leituras recomendadas da UFPA e UEPA

As leituras recomendadas dos maiores vestibulares paraenses entraram em debate ontem (10) na Câmara Municipal de Belém (CMB). Estudantes e professores do Sistema de Ensino Universo e colégios convidados lotaram a sessão especial defendendo a unificação da lista de leituras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Somando as leituras cobradas nos vestibulares das duas instituições os estudantes terão uma lista de 58 obras para serem estudadas para os processos seletivos 2012. Para o Prise e Prosel a UEPA manteve a lista do ano passado (veja aqui). Já a UFPA surpreendeu os vestibulandos ao mudar praticamente toda a lista de leituras, que era usada desde 2007 (acesse aqui).
A estudante do convênio Cindy Ornelas, 17 anos, já havia estudado a lista completa da UEPA. “Eu ia passar para as leituras da UFPA e vi que eles mudaram tudo”, conta. Já a estudante de cursinho, Ana Paula Mergulhão, 18 anos, fala do pouco tempo para ler tudo “sem contar a falta de referência pra saber que tipo de questões serão cobradas desse conteúdo”, diz.
Livros - Outra dificuldade apontada por elas é a dificuldade para ter acesso as obras. “Você não encontra nem nas bibliotecas, nem na internet e muito menos nas livrarias. Na lista antiga da UFPA ainda dava pra encontrar os livros naquelas edições que você comprava na farmácia. Mas agora está difícil”, destaca Cindy.

veja continuação da matéria: http://vestibularnopara.com.br/?p=2440

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Notas e demandas do Prise e Prosel

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) utiliza o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel). Atualmente 50% das vagas de cada curso são destinadas aos candidatos do Prise, que desenvolve três subprogramas, desenvolvidos em três anos. Já no Prosel os candidatos participam de um período de provas, dividido em três dias.

confira no link: http://vestibularnopara.com.br/?page_id=2311

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estrutura das provas e critérios de classificação - UEPA 2012

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) disponibilizou a estrutura das provas e critérios de eliminação nos processos seletivos de 2012. Segundo informou a universidade, até o dia 31 de agosto, serão divulgados as normas e procedimentos para inscrição do Prise e Prosel, além dos cursos oferecidos, quantitativo de vagas e turnos. Confira:
PROCESSO SELETIVO 2012
PROSEL – PROVA DO HABILITATÓRIO
O candidato inscrito para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, realizará sua prova do Habilitatório, nos dias 30 e 31 de outubro.

Confira matéria completa no site: http://vestibularnopara.com.br/?page_id=2315

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Leituras recomendadas - UEPA 2012

Nos processos seletivos 2012 a Universidade do Estado do Pará (Uepa) utilizará a mesma lista de leituras recomendadas dos dois últimos anos. As obras do conteúdo programático inclui 9 obras literárias. A universidade informou que somente no próximo ano haverá mudanças na lista.

LISTA DE OBRAS
Primeira etapa
O Velho da Horta (Gil Vicente)
Segunda etapa
Frei Luis de Sousa (Almeida Garret)
A Escrava Izaura (Bernado de Guimarães)
Contos: Capítulo dos Chapéus, D. Paula e Uma Senhora (Machado de Assis)
No Moinho (Eça de Queirós)
O Rebelde (Inglês de Souza)
Terceira etapa
Novos Contos da Montanha: Natal, A Confissão e O Lopo (Miguel Torga)
Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues)
Vidas Secas (Graciliano Ramos)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

UFPA divulga conteúdo programático do vestibular 2012

A Universidade Federal do Pará (UFPA) continuará utilizando o conteúdo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como referência no vestibular. Nesta terça-feira (3) a universidade divulgou que o conteúdo programático do processo seletivo 2012 corresponderá às quatro diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do Enem 2011.
> CONFIRA AQUI O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A informação foi divulgada na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS), que destaca que matriz de referência do Enem 2011 é a mesma do exame de 2009. A única diferença será o acréscimo das leituras recomendadas, que foi divulgada em abril. A lista, que inclui 20 leituras, foi reformulada, mantendo apenas 2 leituras da lista anterior.
Enem - Até o último vestibular a UFPA utilizou a nota do Enem em substituição à primeira fase do processo seletivo, referente à prova de Redação. Até o momento a universidade não divulgou possíveis alterações no critério de avaliação.

Confira mais informações no: http://vestibularnopara.com.br/?p=2304

terça-feira, 3 de maio de 2011