sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Entenda como a nota do Enem é calculada

Nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usada a teoria de resposta ao item (TRI). Segundo o Ministério da Educação (MEC) esse método garante a isonomia das provas mesmo se aplicadas em períodos diferentes.
A TRI baseia-se em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade. O modelo é baseado em três parâmetros gerais — grau de dificuldade da questão, nível de discriminação (o quanto o item consegue diferenciar o quanto o candidato sabe ou não) e a probabilidade de acerto ao acaso (chute).
Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova. Isso porque o grau de dificuldade é supostamente menor.
Grau de dificuldade
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir das notas obtidas pelos participantes, o Inep constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. Essas informações também são divulgadas com os boletins individuais.
No ano passado, por exemplo, a nota mínima em Matemática foi 313,4 e a máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1 pontos. Em Ciências Humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1 pontos. Na prova de Ciências da Natureza os desempenhos variaram entre 297,3 e 844,7 pontos.
Estudantes poderão analisar desempenho
No próximo ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, o candidato terá acesso a uma escala, pela qual saberá em quais áreas obteve melhor desempenho, assim como ocorre no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também do MEC, que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio.
A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Saeb. Em 2009, foi usada no Enem para garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes.

Texto: Site Vestibular do Pará

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UEPA 2012: comprovantes de inscrição estão disponíveis

Os candidatos inscritos ao Processo Seletivo (ProSel) e ao Programa de Ingresso Seriado (Prise) Subprograma XV, XIV e XIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já podem acessar o comprovante de inscrição pelo site www.uepa.br ou pelo www.prodepa.psi.br/uepa.
O prazo para imprimir o documento encerra no dia 7 de novembro, e o vestibulando deve ficar atento para não perder esse prazo, visto que é obrigatória a apresentação do comprovante, junto a qualquer documento de identidade oficial com foto (carteiras de estudante ou de meia passagem não serão aceitas) no momento de realização das provas – marcada para os dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro.
Como acessar
Para ter acesso ao comprovante, o candidato deverá informar o nome completo, a data de nascimento e o número de inscrição, exatamente da mesma forma como informou no ato da inscrição. Caso a inscrição não tenha sido homologada, o vestibulando deve entrar em contato com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), que fica no Prédio da Reitoria, no bairro do Telégrafo, e aberta entre 8h e 14h, ou entrar em contato com o setor pelo e-mail correto@uepa.br. No caso de inscritos do interior, basta procurar o respectivo campus, também no mesmo horário.
Correção de erros
Em caso de erro constatado, o DAA informa que só poderão ser retificados os dados pessoais, e também somente até 7 de novembro. Não serão aceitos pedidos de correção que impliquem em mudança de língua estrangeira escolhida, curso, turno, semestre ou município e nem localidade de realização das provas.

Informações: site Vestibular do Pará.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Enem 2011: orientações para as provas

No primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 22, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O candidato terá 4h30 para concluí-las. No domingo (23) o exame abrangerá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com tempo de 5h30 para conclusão.
Horário de verão
Com o início do horário de verão, no dia 16 último — os relógios foram adiantados em uma hora —, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao início das provas nos estados. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
No Pará, Nordeste (exceção da Bahia e de Fernando de Noronha) e nos estados do Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões vão ser abertos às 11 horas e fechados às 12, do horário local.
Caneta: só vale se for preta
Os estudantes devem estar atentos ao tipo de caneta permitido e aos documentos pessoais a serem apresentados. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
Materiais – Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.
Caderno de questõesPodem levar para casa o caderno de questões apenas os candidatos que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.
Língua estrangeira – No momento da inscrição, os participantes optaram por inglês ou espanhol. Essa opção não pode ser trocada no momento da prova. Os inscritos devem marcar no gabarito somente as questões do idioma selecionado no cartão de confirmação da inscrição.
Documentos — Para fazer as provas, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa apresentar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:
• Cédula de identidade, ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, forças armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
• Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
• Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Certificado de Reservista
• Passaporte
• Carteira Nacional de Habilitação, com foto
Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.
Imprevistos — Em casos ocorridos depois do período de inscrição, tais como acidente que resulte em fratura de mão ou braço, descoberta de doença contagiosa ou problema de visão, entre outros, o candidato deve comparecer ao local de prova com o cartão do estudante, procurar o coordenador de aplicação do estabelecimento e informar o ocorrido. O coordenador estará preparado para dar solução ao caso. Se for doença contagiosa, o candidato fará a prova em sala separada.
Eliminação — O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem de 2011:
• Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
• Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos
• Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame

Texto: Vestibular do Pará

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Enem 2011 - Gabaritos e provas serão divulgados na terça-feira (25/10)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  anunciou que as provas do Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão divulgadas na terça-feira, dia 25 de outubro até às 20h, no site www.enem.inep.gov.br. Gabaritos estarão disponíveis no mesmo endereço.
O serviço de atendimento ao cidadão também funcionará em regime de plantão no sábado e domingo, das 8h às 20h, atendendo pelo telefone 0800-616161.
Provas – Neste ano o exame será aplicado em 1.599 municípios brasileiros. No Pará as provas começarão às 12h já que o exame segue o horário de Brasília. Os portões serão abertos às 11h.

Informações: Vestibular no Pará.

Só Testes. Você testado e aprovado.
(91) 3222-6083.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Círio 2011

Outubro é o mês em que se homenageia Nossa Senhora de Nazaré com as procissões do Círio. O Cursinho Só Testes vem homenagear a Virgem Rainha e desejar aos alunos um mês de outubro abençoado para todos.

Com Fé conquistamos nossos objetivos.

Cursinho Só Testes.
Tv. Dr. Moraes,  104 - Nazaré
(91) 3222-6083

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UFPA 2012: veja a retificação do edital, referente ao cálculo de nota

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou retificação do edital do Processo Seletivo 2012. A correção é referente ao cálculo da nota final dos candidatos, com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir deste vestibular a UFPA utilizará a nota padronizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para calcular o resultado. Veja aqui como será feita a avaliação de desempenho dos candidatos.
Retificação
Onde se lê:
A Nota Padronizada Geral a ser considerada para a 1ª Fase (NPG1) será padronizada e disponibilizada pelo INEP/MEC, referentes à nota do Enem 2011.
Leia-se:
A Nota Padronizada Geral a ser considerada para a 1ª fase (NPG1) resultará da média aritmética das notas padronizadas e disponibilizadas pelo INEP/MEC das quatro áreas e da nota da redação, referentes à nota do Enem 2011.
Texto: Vestibular no Pará, com informações do edital da UFPA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Enem 2011: Página na internet tira dúvidas e orienta sobre os locais das provas


A partir desta quarta-feira (5) os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam com uma página na internet para tirar dúvidas e conferir locais de prova. Lá, o candidato pode conferir regras, como documentos aceitos para a realização do exame, objetos que deve levar e aqueles que não serão aceitos, além de informações sobre as provas de redação e de língua estrangeira. É possível também conferir dicas para o estudante se programar e participar do processo com tranquilidade.
A página traz ainda acesso ao endereço onde o inscrito pode conferir o município no qual fará a prova e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. O candidato pode ainda assistir a um vídeo de três minutos com as principais orientações sobre o processo.
Como acessar – Para entrar no sistema, é preciso informar o CPF e a senha cadastrados no momento da inscrição. No caso de esquecimento da senha, basta seguir o passo a passo do manual de recuperação, contido na própria página.
O Enem será realizado em 1.599 municípios de todo o Brasil. Farão as provas 5.366.780 pessoas, em 22 e 23 de outubro. Recomenda-se que os estudantes cheguem até meio-dia ao local de prova. Os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília.

Matéria: site vestibular no Pará.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Unama inscreve de 10 de outubro a 4 de novembro para vestibular 2012

A Universidade da Amazônia (Unama) inscreve de 10 de outubro a 4 de novembro para o Processo Seletivo 2012.1. Nesse vestibular são ofertadas 3.545 vagas em 35 cursos de graduação. As novidades desse processo seletivo são os cursos de História e Geografia.
Os interessados podem se inscrever através do site da instituição ou nas centrais de atendimento dos respectivos campi. A taxa de inscrição é de R$65,00.
Prova – A prova será realizada no dia 20 de novembro, no horário de 8h às 13h, em locais, prédios e salas que
serão indicados no cartão de inscrição. A prova será composta de uma redação (100 pontos) e de cinquenta questões objetivas (cada uma valendo 2 pontos).
Critérios de eliminação – Segundo o edital os candidatos estarão eliminados se obtiverem menos de 20% dos pontos da Redação ou tirar zero na prova objetiva.
A Unama é umas das instituições integrantes do Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Notícia: Site Vestibular do Pará