sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Enem 2011: orientações para as provas

No primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 22, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O candidato terá 4h30 para concluí-las. No domingo (23) o exame abrangerá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com tempo de 5h30 para conclusão.
Horário de verão
Com o início do horário de verão, no dia 16 último — os relógios foram adiantados em uma hora —, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao início das provas nos estados. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
No Pará, Nordeste (exceção da Bahia e de Fernando de Noronha) e nos estados do Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões vão ser abertos às 11 horas e fechados às 12, do horário local.
Caneta: só vale se for preta
Os estudantes devem estar atentos ao tipo de caneta permitido e aos documentos pessoais a serem apresentados. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
Materiais – Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.
Caderno de questõesPodem levar para casa o caderno de questões apenas os candidatos que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.
Língua estrangeira – No momento da inscrição, os participantes optaram por inglês ou espanhol. Essa opção não pode ser trocada no momento da prova. Os inscritos devem marcar no gabarito somente as questões do idioma selecionado no cartão de confirmação da inscrição.
Documentos — Para fazer as provas, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa apresentar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:
• Cédula de identidade, ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, forças armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
• Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
• Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Certificado de Reservista
• Passaporte
• Carteira Nacional de Habilitação, com foto
Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.
Imprevistos — Em casos ocorridos depois do período de inscrição, tais como acidente que resulte em fratura de mão ou braço, descoberta de doença contagiosa ou problema de visão, entre outros, o candidato deve comparecer ao local de prova com o cartão do estudante, procurar o coordenador de aplicação do estabelecimento e informar o ocorrido. O coordenador estará preparado para dar solução ao caso. Se for doença contagiosa, o candidato fará a prova em sala separada.
Eliminação — O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem de 2011:
• Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
• Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos
• Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame

Texto: Vestibular do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário